sexta-feira, 12 de março de 2010

O Mais Complicado De Tudo - O Ser Humano

Eu sei que muitos de meus colegas supervisores passam constantemente por uma série de dificuldades. Dentre todas as possíveis, a que mais me chateia é a questão da mão-de-obra. Mais precisamente a falta de ética e consideração por parte de alguns pseudo-profissionais. E vem a clássica pergunta: POR QUE? Bem, vamos por partes:

Em alguns casos, o problema pode ser a escassez. Existem lugares onde simplesmente não encontramos profissionais que se encaixem no perfil procurado e nem mesmo pessoas dispostas a aprender. Esse é o caso de duas praças minhas em particular, mas não vou citá-las pra não denegrir suas imagens, pois infelizmente algumas pessoas tem o péssimo hábito de generalizar.

Sobre essas duas regiões, infelizmente tenho tido alguns problemas que me deixaram bastante chateados. Em uma delas, por exemplo, havia contratado um rapaz para trabalhá-la. Ele conhecia alguns clientes, mas não tinha experiência em vendas. Eu o treinei, fiz visitas com ele, coloquei o material à sua disposição e ele seguiu seu caminho. O fato é que os resultados não estavam aparecendo e estava cada vez mais difícil encontrá-lo. Com muito custo, consegui me
encontrar com ele e sendo assim, comuniquei que ele estava sendo desligado. Ele reclamou que, claro, a culpa era da empresa, e que ele devolveria os catálogos mas não devolveria o palm. Mudou totalmente de atitude, o antes humilde e serviçal representante agora se revelava mal educado, valente e desafiador. Bem diferente da figura que pediu "por favor, me dê uma chance..."

Resumindo a história, pra conseguir reaver o equipamento que pertencia à empresa, tive que recorrer à delegacia.

Outro fato que me deixou perplexo foram as atitude semelhantes de três (vejam bem, três!) representantes que eu tive na outra região:

O primeiro, estava na empresa quanto eu fui contratado. A partir do momento que começamos a cobrar o desempenho nas vendas, o cumprimento de metas, ou seja, o bê-a-bá de todo vendedor, ele sumiu e não me deu mais satisfações. Depois de alguns dias fiquei sabendo que ele havia pego a pasta de uma outra empresa. Quando o encontrei, me disse que não estava conseguindo falar comigo, só que existe toda uma empresa à disposição no 0800, ele poderia muito bem ter ligado
lá. Mas é claro que se tratava de uma desculpa esfarrapada.

O segundo eu contratei, casado, estava desempregado e dei a ele a oportunidade de ingressar no ramo. Depois de alguns meses, fez comigo o que eles sempre fazem. Somem sem deixar notícias e acabamos sabendo por outros que está trabalhando em outra empresa. Não me atendia e só me devolveu o material de trabalho quando ameacei ir à delegacia.

O terceiro, foi há poucos dias. Através de uma indicação, conheci e contratei um rapaz sem experiência para fazer a região. Treinei, visitei clientes, e na sexta-feira marcamos pra começar na segunda seguinte. Pra variar, ele não apareceu e não atendia minhas ligações. Pedi para o amigo que o havia indicado pra que tentasse contato e o mesmo conseguiu falar com ele no ato. Só que contratado em questão não contava que o amigo dele estava ao meu lado e ele passou o telefone pra mim. Perguntei o que estava acontecendo, ele inventou uma série de desculpas esfarrapadas e me pediu uma semana pra "pensar". Já não estava tudo acertado?

Pois é, o amigo então me informou que havia visto o supervisor de uma outra empresa rondando ele na semana anterior. Aí não precisava ser muito inteligente pra sacar o que estava havendo. Segui-se mais uma semana sem contato, me desloquei pra cidade dele a fim de recolher meu material e quando estava quase chegando lá a esposa dele me ligou dizendo que ele não podia levar pra mim. Informei que eu já estava a caminho pra pegar. Quando cheguei ao comércio dele, o encontrei, juntamente com o supervisor que o havia contratado. Preciso dizer que disse tudo que estava entalado e mais um pouco? E bem na frente do supervisor dele. Na verdade a vontade mesmo era de afundar os dentes dele pra nuca, mas tive que me conter. Ainda teve a cara de pau de dizer que não estava nada certo, é mole?

Depois dessa, eu realmente desanimei. Mas faz parte do trabalho, bola pra frente. O pior é que isso é mais comum do que se imagina e coisas muito piores que essa acontecem diariamente com vários colegas. No meu próximo post vou comentar um caso ocorrido com um amigo, de cair o queixo.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ou sujestão! Obrigado e volte sempre.